Inventário Participativo de Pinhal da Serra
Inventário Participativo de Pinhal da Serra
Para valorização do patrimônio e das histórias de vida, foi produzido um Inventário Participativo, com o intuito de realizar um levantamento dos bens patrimoniais de Pinhal da Serra e gerar pesquisas sobre o patrimônio histórico e artístico do Estado do Rio Grande do Sul e suas fronteiras. Para coleta de dados, foram utilizados os materiais disponibilizados pela Prefeitura, acesso ao acervo municipal de memória, livretos sobre os pontos turísticos da cidade e livros de referência, visitas aos espaços comunitários e foram realizadas 32 entrevistas de História Oral com moradores locais.
O patrimônio é sempre coletivo, ele que une as pessoas e as identifica naquela cultura. Está presente na nossa vida cotidianamente, no jeito de preparar uma comida, em uma paisagem típica da região, nas festividades da cidade, entre outros. Para realizar o inventário dos patrimônios de Pinhal da Serra, foi utilizado o documento “Educação Patrimonial: Inventários Participativos - Manual de aplicação” do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasília-DF, 2016). Definindo 06 categorias como principais: território, lugares, objetos, celebrações, formas de expressão e saberes. Que os conhecimentos aqui resgatados possibilitem novas pesquisas e promovam a valorização de algo tão precioso, a cultura da nossa gente.
Inventário Participativo de Pinhal da Serra [LIBRAS E AUDIODESCRIÇÃO]
Este vídeo apresenta o Inventário Participativo de Pinhal da Serra em LIBRAS e AUDIODESCRIAÇÃO, uma iniciativa que busca valorizar o patrimônio cultural e as histórias de vida da comunidade de forma acessível para pessoas surdas, com deficiência visual ou auditiva.
Intérprete de Libras e Audiodescritora: Isabel V. Damian
Pesquisa historiográfica: Franciele de Almeida de Oliveira
Designer: Julia Santarosa Moreira
Apoio técnico local: Secretaria Municipal do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Pinhal da Serra E Associação de Mulheres Semente da Esperança